Existem dois tipos de amusia: a receptiva e a expressiva. A primeira refere-se à incapacidade de ler ou compreender música, enquanto a segunda indica uma dificuldade em cantar ou escrever música, ou em tocar um instrumento musical.
O termo amusia é um termo genérico, pois existem vários tipos de amusia consoante a lesão cerebral considerada. Este termo surge então na tentativa de considerar as perturbações das funções musicais.
Segundo diversos estudos:
- Doentes aos quais foi removido o lobo temporal direito revelaram perda da percepção global musical (Milner, 1962);
- Após uma lesão no hemisfério direito, os pacientes demonstraram dificuldades em tarefas de percepção envolvidas no processamento de intervalos musicais, frequências e tons (Divenyi & Robinson, 1989; Robin, Tranel & Damásio, 1990);
- Uma lesão cortical direita poderia impedir a correcta percepção da tonalidade da melodia, sendo que uma lesão cortical bilateral provocaria uma incapacidade na percepção de uma cadeia de intervalos.
Adaptado de Pires, A; 2010; Avaliação da Amusia em Doentes Epilécticos com Esclerose Mesial submetidos a Amigdalohipocampectomia; artigo elaborado a partir da Tese de Mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa